STJD: Cuca é denunciado e vai a julgamento por expulsão em Ceará x Atlético-MG

Além do treinador, auxiliar Cuquinha e o volante Allan também serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta quarta, por expulsões contra Internacional e Santos, respectivamente


O lance em que Cuca esbraveja contra o árbitro Leandro Pedro Vuaden após receber cartão vermelho será analisado pela terceira comissão disciplinar do STJD, na próxima quarta-feira, 14 de julho, em audiência virtual. O técnico do Atlético-MG foi expulso após a derrota para o Ceará (24/6), na Arena Castelão, xingou Vuaden de "vagabundo", entre outras palavras, e chegou a pedir desculpas posteriormente.

Cuca foi denunciado pela Procuradoria do STJD no artigo 243-F, primeiro parágrafo, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: "Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".


Expulso no Atlético-MG, Cuca pede desculpas a Vuaden por ofensas: "Injustas e exageradas"

A pena prevista no artigo, quando a ação é feita por treinador contra membro da equipe de arbitragem, é de quatro partidas mínimas de suspensão. Ou seja, se Cuca for condenado pela comissão disciplinar, será impedido de treinar o Atlético nos seguintes jogos do Brasileiro: Corinthians, Bahia, Athletico-PR e Juventude. Neste período, o Galo tem jogos da Libertadores (Boca) e Copa do Brasil (Bahia).

A defesa do Atlético pode conseguir a absolvição do treinador, ou até mesmo a desqualificação do artigo no qual foi denunciado. Outra medida é, em caso de condenação, o Galo obter efeito suspensivo e recorrer ao Tribunal Pleno do STJD (segunda instância).

Uma curiosidade é que a terceira comissão disciplinar do STJD é presidida pelo advogado Luis Felipe Procópio de Carvalho, filho do atual vice-presidente do Atlético, José Murilo Procópio de Carvalho, e também membro do conselho do Galo (conselheiro eleito).


O STJD informa que os auditores e presidentes do STJD podem solicitar ausência de determinada pauta de julgamento, se se sentirem impedidos de atuar por qualquer motivo. Se Luis Felipe Procópio pedir para não atuar no julgamento, então a sessão será presidida pelo vice da terceira comissão, Eric Chiarello.

Além de Cuca, o próprio Atlético foi denunciado por aquela partida do Ceará, no artigo 206, que diz respeito a atraso na apresentação do time para a realização da partida, seja no primeiro tempo, ou na volta do intervalo. A previsão é de multa de R$ 100 a R$ 1 mil.

Cuquinha e Allan


Em outra comissão disciplinar (a quinta), em julgamento para 12 de julho, o volante Allan e o auxiliar e irmão de Cuca, Cuquinha, foram denunciados. O jogador foi expulso contra o Santos (27/6), em derrota na Vila Belmiro, e já cumpriu a automática. Com de praxe, todos os vermelhos são julgados pelo STJD. Como não houve violência ou briga verbal na exclusão de Allan da partida, certamente será absolvido.

Já o auxiliar está denunciado no artigo 258 do CBJD - "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código" - por ter sido expulso na vitória do Atlético contra o Internacional, no Beira-Rio, ao xingar o gandula por retardar a reposição de bola. A punição é de suspensão de uma a seis partidas, sendo que Cuquinha já cumpriu a automática.


Nenhum comentário: